PERSONAS PARA MELHORAR O SEU MARKETING – O QUE É E COMO CRIAR

Dependendo do mercado que estamos atuando, pode parecer difícil e complicado vender para um público-alvo formado por tantos perfis de pessoas.

E é aí que entram as definições das personas. Elas vão facilitar a compreensão de quem é o seu público-alvo muito além das definições mais clássicas que se resumem a apenas segmentações por classe social, idade e sexo.

Afinal, o que são personas?

Personas são personagens fictícios criados com o objetivo de representar os diferentes grupos de potenciais clientes dentro do seu público-alvo. A função das personas é auxiliá-la a mapear todo o comportamento desses grupos de pessoas e, então, avaliar como o seu negócio pode se tornar essencial a elas, fazendo parte de suas vidas.

As personas podem fazer muito pelas estratégias de marketing do seu empreendimento. Um exemplo disso, é que elas irão ajudá-la a evitar que o seu marketing cometa o equívoco de trabalhar com generalizações pouco eficazes. Além disso, vai colaborar para você encontrar formas de impactar a sua audiência de um jeito mais pessoal, qualificar a sua comunicação através de mensagens certeiras.

Como eu crio as personas?

Muitas empreendedoras tem dúvidas de como criar as personas dos seus negócios. Então, vamos às orientações práticas!

Para criar personas eficazes, primeiramente, você deve conhecer bem o seu target.

a) Defina um perfil geral do seu público-alvo;

b) Definido o perfil geral, é hora de aprofundar o seu conhecimento sobre o seu público. Você pode fazer isto através de entrevistas, enquetes ou focus group.

c) Descubra as atividades preferidas, suas dores, suas ambições (profissionais e pessoais), seus anseios, suas personalidades, estilos de vida.

d) Pense em como é o dia dessas pessoas:

  • a que horas acordam?
  • como vão para o trabalho?
  • qual o tipo de alimentação que consomem?
  • o que fazem nas horas vagas?

e) Descubra como é a relação destes grupos de pessoas com o seu serviço ou produto.

  • o que elas creditam que você tem para oferecer?
  • como eles gostariam que você vendesse seu produto/serviço para eles

Com todas essas informações em suas mãos, agora procure padronizá-las de forma que você consiga criar detalhadamente a sua persona.

Com base nas respostas que você obteve, crie um perfil para cada grupo de personas. Para ficar mais realista, escolha um nome e uma foto (fictícias, obviamente!) para elas, pense em como seriam as suas redes sociais, além de identificar como seriam os valores que guiam estas personas.

Jornada do Consumidor

A partir disso, pense no caminho que as personas percorreriam para descobrir e, também, consumir o seu serviço/produto. É a jornada do consumidor.

O mapeamento da sua jornada do consumidor deve mostrar onde e quando suas personas interagem com a sua marca. Este mapa precisa identificar, também, as interações da sua marca com as personas no período pós-venda, ou seja, deve-se pensar em como manter o relacionamento com seu cliente após ele ter experimentado o seu produto ou serviço.

Mapa da Empatia

Agora, você está pronta para criar o mapa da empatia, que refere-se à emoção da persona. A função do mapa da empatia é auxiliar ao pessoal do marketing a se colocar no lugar da persona e entender o seu comportamento diante de obstáculos que ela pode vir a encontrar ao interagir com seus produtos/serviços. A vantagem disso é antecipar possíveis problemas e já criar soluções eficientes.

Coloque suas personas em situações hipotéticas e descreva como elas se comportariam diante dessas situações. Anote também as suas necessidades e razões. E, finalmente, pense em diferentes modos do seu serviço ou produto ajudar as suas personas a solucionar o problema.

Agora é só colocar em prática e trabalhar a definição das suas personas, produzir conteúdos para elas e levar a audiência para o seu site, por exemplo, e transformá-las em clientes.

 

Anúncios

10 comentários em “PERSONAS PARA MELHORAR O SEU MARKETING – O QUE É E COMO CRIAR

    1. Muito obrigada, Malu! Fico muito feliz que você esteja gostando do conteúdo do blog. É tudo preparado com muito carinho. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, só mandar. Será um prazer ajudar sempre.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s