ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE CONTEÚDO

O marketing de conteúdo é uma excelente forma de conseguir novos clientes, além de ajudar as pessoas a formarem uma opinião (positiva) da sua marca. Afinal, você estrá educando o seu público não só sobre o seu negócio, mas também fornecendo conteúdo de valor. Então, é preciso certificar-se de que todo conteúdo publicado (seja em redes sociais, blogs, etc) deve reforçar os valores da sua empresa.

Bons temas de conteúdo ajudam a direcionar as suas postagens e, assim, estabelecer uma conexão entre os valores e crenças da sua empresa e os interesses dos seus clientes e público-alvo.

Uma dica: os temas dos seus conteúdos precisam ser diferentes para não se sobreporem e específicos para mostrar o seu posicionamento. Assim, seu conteúdo será interessante. Ah! Use as hashtags (#) para exibir o seu conteúdo.

Considere o seguinte: tudo que você posta faz parte da história e construção da imagem da sua marca. Ou seja, elas precisam fazer sentido e se encaixar de alguma forma. Pense em cada postagem como um capítulo da história do seu negócio.

Toda a produção do seu conteúdo precisa se encaixar na história que sua empresa decidiu contar, ou seja, uma estratégia. É isso que mantém o seu conteúdo coerente, além de gerar o valor da sua marca.

A estratégia bem definida possibilita que o seu conteúdo fique coeso, coerente, gere credibilidade perante o seu público.

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo garante:

  1. Promoção aos valores da sua marca: você pode auxiliar as pessoas a compreenderem as crenças e valores da sua marca.
  2. Gera valor: o conteúdo das postagens são relevantes para o seu público-alvo.
  3. Mantém-se relevante: as estratégias fazem você se diferenciar da concorrência

Então como criar uma estratégia de conteúdo?

Primeiro, defina quais são os seus objetivos, como você irá gerenciar a criação de conteúdo e quais serão as métricas usadas para mensurar o sucesso.

Uma preocupação recorrente é a questão do preço. a estratégia se adequa a todo e qualquer orçamento. Inicialmente, ela começa com objetivos gerais e “afunila” para se adequar a disponibilidade do seu orçamento.

A estratégia de marketing de conteúdo envolve várias etapas: desde a definição dos objetivos até a criação do conteúdo em si, a sua publicação e, posteriormente, a análise de resultados.

  • Explore os interesses, desejos e dores do seu público-alvo;
  • Analise os valores da sua marca;
  • Defina os seus principais objetivos;
  • Determine quais métricas irá usar (ex: engajamento, conversões etc);
  • Monte uma planilha com o seu conteúdo;
  • Avalie quais postagens seu público mais gosta, o que não funciona, alguma tendência;
  • Defina o tom de voz, temas e formatos;
  • Verifique as necessidades do seu público.

Agora você está apta a criar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Ao longo do tempo, vá aprimorando e refinando a sua estratégia para se conectar cada vez mais e melhor com o seu público e, também, se destacar da concorrência.

Formatos de Conteúdos

Profissionais de marketing costumam usar o formato curto para validar um formato longo. Como assim? Uma maneira legal de fazer isso é testar a sua ideia através de um formato mais simples (formato curto). Isso ajuda a validar a sua ideia, verificar se realmente funcionará para o seu negócio. Por exemplo, ante s de investir numa produção mais elaborada de um vídeo para o YouTube acerca de um tema, faça uma live ou um stories.

O seu conteúdo pode ser expandido do nível micro para o básico ou heroico.

Micro – formato mais curto da produção de conteúdo (ex: atualização de status, um twitte);

Básico – uma postagem no blog, um vídeo curto;

Heroico – conteúdo imersivo.

Lembre-se: conforme você amplia o seu conteúdo, mudando o nível, é primordial que você monitore e avalie os resultados.

Uma outra coisa que você deve considerar: cuidado com as métricas da vaidade! Ou seja, as curtidas. O famoso “like” não é métrica correta para mensurar o valor do conteúdo. Então, quais usar?! Vamos lá!

Compartilhamento: indicam que o seu conteúdo foi relevante, as pessoas o acharam interessante o suficiente para mostrar para as outras pessoas.

Comentários: veja o que as pessoas estão falando. Há alguma dúvida recorrente?

Leads: você está conseguindo convencer as pessoas a executarem a função que deseja, aquilo que você espera que elas façam?

Marketing de conteúdo é, principalmente, constância. Se você quer resultados, tenha disciplina e seja constante e consistente.

 

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6 comentários em “ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE CONTEÚDO

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